---->

Gato-Mourisco é solto em mata de aproximadamente 240 mil hectares em Delfim Moreira-MG

Neste sábado, dia 30 de outubro por volta das 10:00 horas a equipe do Corpo de Bombeiros acompanhou a soltura de um gato-mourisco.

Foto: CBMMG

O animal encontrava-se aos cuidados da clínica Amor e Bichos desde o dia 22 de setembro (dia em que foi capturado com ferimentos pelo 2° Pelotão BM e entregue aos cuidados da clínica).

Diante dos fatos, a guarnição do Corpo de Bombeiros deslocou até o município de Delfim Moreira-MG acompanhado da veterinária Dra. Sâmia, a fim de realizar a soltura do animal.

Vídeo: CBMMG

Vídeo: CBMMG

Vale ressaltar que o local para soltura foi escolhido pelo Instituto Estadual de Florestas. O local, foi a área da fazenda Boa Esperança e após estudo de situação, foi realizado um reconhecimento do melhor local para o feito e posteriormente o animal foi solto e reintegrado à natureza em uma mata de aproximadamente 240 mil hectares.

CONHEÇA O GATO-MOURISCO 

Foto Ilustrativa

Também pode ser conhecido como Jaguarundi, gato-preto, gato-vermelho... há diversos nomes para esse felino um tanto quanto emblemático da nossa fauna e que vem se tornando cada vez mais rara suas aparições.

Há pouco conhecimento sobre essa espécie, tanto no que diz respeito à sua biologia e ao padrão de distribuição geográfica, quanto à atual situação de densidade populacional. Mas é fato que a destruição de seu habitat ameaça o belo Jaguarundi.

Tem o corpo longo, com cerca de 60cm de comprimento, e delgado, pernas curtas e cauda bem longa, chegando a 45cm. A cabeça é pequena e achatada, com orelhas curtas e arredondadas. Geneticamente, esse gatinho está intimamente relacionado com o Puma.

Um fato curioso sobre esse bichano é que sua coloração vai do preto ao avermelhado, passando pelo castanho escuro. (Como pode ser visto em fotos pela internet). Os animais de coloração mais escura estão associados à florestas, enquanto os mais claros a ambientes mais secos e abertos. Ele é nativo do sul da América do norte e se distribui por todo o Brasil até o norte da Argentina.
Tecnologia do Blogger.