---->

Operação Caronte II é deflagrada no Sul de Minas


A Operação Caronte II foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, dia 20 de outubro, e está sendo realizada em Itajubá, Pouso Alegre, Soledade de Minas, Cristina, Maria da Fé, Itamonte, no Sul de Minas e Dourados-MS.


Vídeo: Delegado Alexandre Boari de Itajubá

Operação Caronte II prende 30 do crime organizado no Sul de Minas

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu investigações que levaram a deflagrar operação Caronte II, com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e prendeu, nesta quarta-feira (20), 30 suspeitos por envolvimento no crime organizado, tráfico de drogas e o chamado tribunal do crime, quando há execução de pessoas que não seguem as regras da organização criminosa.

Esta fase é um desdobramento da operação Caronte que ocorreu em agosto de 2020. Desta vez, as investigações da Delegacia Regional de Polícia Civil em Itajubá iniciaram em fevereiro deste ano e culminaram com os cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão. Os alvos da operação são envolvidos em crimes cometidos por meio de uma organização criminosa, e as prisões ocorreram em Itajubá, Pouso Alegre, Itamonte, Soledade de Minas e Maria da Fé no sul de Minas e em Dourados no Mato Grosso do Sul.

A equipes de policiais civis e militares também apreenderam maconha, cocaína, crack, munições, celulares e documentos que ainda serão catalogados e contabilizados para a continuidade dos inquéritos, que podem levar a mais suspeitos.

Por meio de um tribunal, composto por integrantes da organização, as partes envolvidas eram levadas a um local determinado onde mediante atuação de outros integrantes era realizado o julgamento das pessoas e a aplicação das penas que consistiam, em alguns casos, em agressões.

“Um trabalho intenso de investigação que realizamos e conseguimos identificar suspeitos pertencentes à facção criminosa que vinham criando uma espécie de ‘justiça privada’, em que levavam pessoas que quebravam regras impostas por esta organização”, explica o Delegado Alexandre Valentim Boari de Souza, que conduziu as investigações e a operação.

Nesta mesma investigação foi identificado o vínculo de alguns integrantes da associação criminosa com responsáveis por alguns pontos de venda de drogas.

A operação Caronte é uma referência ao personagem da Mitologia Grega. Trata-se do é o barqueiro de Hades, deus do Inferno, que transporta as almas dos recém-mortos para o submundo. A analogia esta em levar os investigados à verdadeira Justiça, não a informal e ilícita que efetuam.
Além da PMMG, a operação também contou com o apoio da Regional do Departamento Penitenciário de Minas Gerais e a Guarda Municipal de Itajubá. No total, participaram 100 policiais civis, 60 policiais militares, 50 policiais penais e 30 guardas municipais, além das equipes do Canil e Apoio Aéreo de Belo Horizonte.


Vídeo: Polícia Civil


28 pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Civil contra o crime organizado no Sul de Minas.


Sobre a 1ª Fase

A primeira fase da operação "Caronte" aconteceu em agosto deste ano. Na ocasião, 21 suspeitos de envolvimento com crime organizado foram presos.

Segundo a Polícia Civil, nove mulheres e 12 homens foram presos e conduzidos para os presídios. Ao todo, foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão. As investigações tiveram duração de dois meses.

Última atualização da operação, feita às 13:13hs, haviam sido presas nas seguintes cidades: Itajubá: 23, Pouso Alegre: 2, Itamonte: 2, Maria da Fé: 1, Dourados:1 e Soledade de Minas: 1.
Tecnologia do Blogger.