---->

Polícia Militar de Meio Ambiente inicia Operação Piracema em Itajubá-MG


Operação Piracema é iniciada em 01 Novembro de 2021 e terá duração até a 28 de Fevereiro de 2022, quando o período da Piracema acaba.

A Piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque todos os anos eles nadam rio acima para realizar a desova. Durante o fenômeno da piracema a pesca é restringida por lei, uma vez que os grandes cardumes se encontram no seu período de reprodução. A captura de grandes quantidades desses peixes nesse período pode ocasionar uma diminuição drástica da população de uma determinada espécie.


Cabe a Policia Militar de Meio Ambiente de Itajubá-MG:

Fiscalização e patrulhamento ambiental com ação de presença dinâmica, de modo a percorrer o maior número de locais possíveis, desestimulando o cometimento de infrações e funcionamento adverso às concessões, licenciamento e autorizações por parte do Poder Público.´

Realizar abordagem em estabelecimentos, comércios, mercados, supermercados, feiras e vendedores ambulantes de produtos e subprodutos da pesca, bem como aos comerciantes e fabricantes de petrechos utilizados em atividades de pesca e despesca.

Estabelecer os contatos necessários com os demais órgãos ambientais para a execução de ações e operações integradas ou conjuntas de cunho preventivo e repressivo.

Intensificar o patrulhamento aquático.


Tecnologia do Blogger.