---->

9 Bombeiros morreram soterrados em gruta na zona rural de Altinópolis-SP

Neste domingo, dia 31 de outubro, foi confirmado a morte de nove dos dez bombeiros que estavam soterrados em uma gruta na zona rural da cidade de Altinópolis-SP.

Divulgação

As vítimas são duas mulheres, um homem e outros seis ainda não tiveram o sexo informado. A identidade dos bombeiros também não foi confirmada pela cooperação.

Divulgação

Divulgação

Um posto de comando unificado foi montado no local que fica perto da Gruta Itambé, ponto turístico da cidade. De acordo com o major Rodrigo Leal, comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, 14 homens trabalharam exclusivamente na gruta.

Cinco corpos foram retirados do local e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).

O Tenente Coronel da Polícia Militar e coordenador regional da Defesa Civil, Rodrigo Quintino, informou que dez bombeiros estavam soterrados e apenas um foi resgatado com vida. Outras seis pessoas ficaram feridas e não chegaram a ficar presas. As vítimas que sobreviveram foram levadas ao Hospital de Misericórdia do munícipio e já receberam alta.

As equipes também trabalham no transporte de outras quatro vítimas até o ponto de apoio montado às margens da rodovia. Os corpos das vítimas serão levados por uma trilha menor. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, não pode auxiliar no transporte no período noturno, por causa da escuridão. A chuva que atinge a região desde ontem, 30 de outubro, dificulta ainda mais a ação das autoridades.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a tragédia do desmoronamento aconteceu por volta das 1h, quando 28 bombeiros civis e instrutores faziam um treinamento dentro da gruta quando o teto da caverna desabou, deixando parte do grupo retido no local. A atividade era promovida por uma escola “especializada”.

Quando amanheceu, por volta das 9h45, o Corpo de Bombeiros ressaltou que a primeira vítima foi retirada com vida e foi preciso escorar a área para que o resgate seja realizado de forma segura, com novos riscos de desmoronamentos.

O helicóptero Águia, da PM, auxiliou no transporte de bombeiros e socorristas até a entrada da gruta em questão. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros informaram que não foram comunicados antes sobre a realização do treinamento.
Tecnologia do Blogger.