---->

Quem foi Tiradentes??? Dia 21 abril, Dia de Tiradentes

Tiradentes, apelido de Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), foi um dos participantes da Inconfidência Mineira, movimento que tinha como objetivo proclamar a capitania de Minhas Gerais como uma República independente. Sentenciado por traição, recebeu como pena a morte por enforcamento, sendo enforcado em 1792, no dia 21 abril, Dia de Tiradentes.

VÍDEO SOBRE TIRADENTES

21 de abril: Dia de Tiradentes


O 21 de Abril, dia da execução de Tiradentes, foi instituído como o Dia da Inconfidência, popularmente chamado de Dia de Tiradentes e feriado nacional.

Tiradentes sendo representado com traços semelhantes a Jesus Cristo e com a corda enrolada ao pescoço

Ao longo da história, a figura de Tiradentes foi ganhando diferentes interpretações.

Desde o golpe da República em 15 de novembro de 1889, Tiradentes foi transformado em herói nacional. Afinal, ele era o homem perfeito para simbolizar a luta contra a monarquia que acabava de ser derrubada.

Deste modo, a cidade onde Tiradentes nasceu em Minas Gerais, a Vila de São José, mudou seu nome já em 3 de dezembro de 1889. No ano seguinte, o campo da Lampadosa, onde ele havia sido executado, recebeu o nome de Praça Tiradentes.

Mais tarde, em 9 de dezembro de 1965, no governo do general Castelo Branco, recebeu o título de patrono cívico da nação brasileira.

No período do governo militar, Tiradentes era retratado com barbas e cabelos compridos, à semelhança de Jesus Cristo. Curiosamente sempre levava a forca ao pescoço de modo a lembrar do preço que pagou por contestar a ordem vigente.

História de Tiradentes

Tiradentes aderiu ao movimento chamado Inconfidência Mineira quando era militar e tinha o posto de alferes. Por ser considerado um excelente comunicador foi responsável por conquistar adeptos para a causa revolucionária.

O movimento da Inconfidência Mineira (ou Conjuração Mineira) foi articulado por contratadores que temiam a cobrança das dívidas, a Derrama. Tratava-se de um ato do governo português, onde todos aqueles que tinham débitos com a Coroa deviam acertar suas contas ou teriam seus bens confiscados.

Desta forma, os contratadores que tinham dívidas com Portugal se reuniram e buscaram uma solução para impedir esta ação.

Assim, durante as reuniões, foi decidido que o melhor meio para evitar os abusos de autoridade era transformar Minas Gerais numa república independente de Portugal. Não seria nada de novo, pois naquele momento estavam circulando as ideias iluministas que pregavam a igualdade entre os povos. Igualmente, os Estados Unidos tinham conseguido se emancipar da Inglaterra, em 1774, justamente por se recusarem a pagar mais impostos.

O grupo de conspiradores era composto pela aristocracia mineira e entre eles havia coronéis, poetas e advogados, que traçavam planos para tomar o controle da Capitania de Minas Gerais e abolir as taxas impostas pela coroa portuguesa.

Em 1789, entretanto, o movimento foi delatado por um dos seus membros, Joaquim Silvério dos Reis. Em troca, ele pediu o perdão de suas próprias dívidas e benefícios para sua família.

As autoridades suspenderam a Derrama, passaram a perseguir os participantes e estes foram presos e julgados.

Os bens de Tiradentes foram confiscados, sua casa queimada e a terra salgada 'tornando-a imprópria para o cultivo', castigo comum que a Coroa portuguesa destinava aos condenados por traição.

Tiradentes foi sentenciado por traição contra a rainha, condenado à forca e executado no dia 21 de abril de 1792, no campo da Lampadosa, no Rio de Janeiro. Além disso, foi esquartejado e partes do seu corpo expostas na estrada que conectava o Rio de Janeiro a Minas Gerais.
Tecnologia do Blogger.