---->

Operação de Combate a Incêndio Florestal na Serra da Matiqueira-MG é encerrada

Um incêndio florestal de grandes proporções iniciou-se no dia 06 de setembro na região do Pico Marinzinho, em Marmelópolis-MG, data que o Corpo de Bombeiros iniciou o combate às chamas em conjunto com militares do Exército Brasileiro, voluntários, Bombeiros Militares do Estado de São Paulo e de Unidades especializadas do CBMMG, a saber, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o Batalhão de Resposta a Emergências Ambientais e Desastres (BEMAD).

Fotos: Corpo de Bombeiros

O Pico Marinzinho apresenta altitude de 2.432 metros, possui vegetação predominante de Mata Atlântica, ficando no alto da serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, apresentando locais íngremes e de difícil acesso.

A operação contou com o apoio de outros órgãos como, Comando de Aviação da Polícia Militar, Fundação Florestal do Estado de SP, ICMBio, RPPN Gigante do Itaguaré, Grupo Escoteiro Amantikir e voluntários da comunidade local.

O Posto de Comando da Operação foi instalado no local conhecido como Base Marins, onde se encontravam todos os recursos necessários para seu desenvolvimento.

Ainda quanto ao apoio, 3 helicópteros Águias da Polícia Militar de São Paulo e uma aeronave de asa fixa a disposição do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

As ações de combate ao incêndio se mantiveram ininterruptas, inclusive no período noturno, ocasião que a tropa especializada do BEMAD realizou combates em pontos sensíveis e estratégicos, visando evitar a progressão das chamas para a região dos Marins.

A Operação envolveu mais de 230 pessoas no combate terrestre e as aeronaves fizeram 195 vôos de lançamento, totalizando um volume de 105.000 litros de água.

Na data de 09 de setembro, foi constatado que a área total atingida foi de aproximadamente 134 hectares (equivalentes a 335 campos de futebol).








Embora os valores sejam expressivos, o trabalho em conjunto com todos os envolvidos foi essencial para que o incêndio não causasse mais danos ao meio ambiente.

O Jornal o Aperitivo parabeniza o sucesso dessa operação que foi feita em conjunto com órgãos públicos e de pessoas da comunidade.
Tecnologia do Blogger.