---->

Operação Caronte: Polícia Civil cumpre mandados de prisão em Itajubá e região

Nesta quarta-feira, 12 de agosto, a Polícia Civil realizou a Operação "Caronte", para cumprir 38 mandados de busca e apreensão e 32 prisões, no Sul de Minas e no Interior de São Paulo. 


A ação conta com o apoio de um helicóptero, canil e 140 policiais. Até o momento, 23 pessoas foram presas, sendo oito mulheres e 12 homens, que foram encaminhados para os presídios de Caxambu-MG e Santa Rita do Sapucaí-MG.

A operação é fruto de uma série de investigações feitas ha dois meses. Sendo comandada pelo delegado, Alexandre Souza, responsável por investigar o tráfico de entorpecentes, crime organizado e pelo setor de inteligência. Segundo ele, os presos eram integrantes de uma organização criminosa que atuava em Itajuba e de acordo com o delegado, "Havia uma espécie de justiça privada. A facção realizava justiçamentos com agressões a pessoas que praticaram algum desvio de conduta dentro da ótica da organização".

Foram apreendidos celulares, dinheiro, motocicleta, uma arma calibre 12, maconha, cocaína e crack. 

O delegado salientou que foi possível identificar que as condutas investigadas são de sequestro, carcere privado, tortura e alguns elementos associados a crimes de homicídio.

"Eles se reuniam em grupos que têm funções especificas para fazer esse debate dessa incidência e, após esses debates, que são feitos presencialmente ou não, eles aplicavam a penalidade aquelas pessoas que foram julgadas culpadas dentro da normativa" detalhou Alexandre, que afirmou que a facção não e ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

O delegado regional de Itajubá-MG, Dernival Campos da Cruz, disse que as investigações tiveram início no dia 3 de agosto. "Começamos o cumprimento de alguns mandados de prisão, inclusive foram do estado", amou. Também foram cumpridos mandados em Bananal-SP e Rio Claro-SP.

O delegado afirmou também que houve presos na região, como Wenceslau Braz, Delfim Moreira, e São José do Alegre, sendo crimes graves que tiveram prisões que estão sendo feitas dentro dessa operação.

A operação teve auxílio de diversas equipes, juntamente com o apoio do Ministério Público.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Itajubá
Tecnologia do Blogger.