---->

Mudança de tempo com incursão polar afetará metade do Brasil

Os meteorologistas avisaram e o tempo começou a mudar na Baixada Santista. A previsão é de que a segunda quinzena de agosto seja mais fria e chuvosa do que a primeira.

Como é comum na presença de uma área de menor pressão atmosférica, ar seco avança a Oeste e ao Norte do sistema. Por isso, esfriará muito e com mínimas muito baixas com geada no Norte da Argentina, no Paraguai, em pontos do Centro-Oeste do Brasil e em parte do Sudeste, não se afastando geada em Minas Gerais fora das áreas de Serra como a região do Triângulo Mineiro e até no Sul de Goiás.

MetSul Meteorology alertou para uma enorme e muito intensa massa de ar polar que atingirá quase metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul nesta semana com potencial para ser um evento histórico de frio e neve. Uma verdadeira bolha de ar antártica avançará pela Argentina e atingirá o sul, centro-oeste, sudeste e parte do norte do Brasil em sua trajetória continental, além de Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru e até Equador, Colômbia e Venezuela. Assim, a influência do ar frio, por mais modesta que seja, deve cruzar o equador e chegar ao hemisfério norte, onde é verão.

Fortes massas de ar frio ocorrem quase todos os anos no sul do Brasil, mas serão excepcionalmente fortes e amplas durante a segunda quinzena de agosto. A queda de temperatura será sentida a partir de quarta-feira no Rio Grande do Sul e entre quinta e sexta-feira será sentida em outras regiões do Brasil. Quinta, sexta e madrugada de sábado serão dias muito frios no sul do Brasil. Como a massa de ar será muito fria, é comum chegar com vento moderado a forte que trará uma sensação térmica com valores muito baixos e negativos em vários locais.

Uma queda polar no meio da atmosfera afetará o sul do Brasil. Isso causará nebulosidade e instabilidade com ar muito frio em altitude, o que na análise MetSul traz uma probabilidade muito alta de neve ocorrer no sul do país. Todos os modelos numéricos consultados pela MetSul mostram neve entre quinta e sábado. Se há certeza do frio intenso e quase convicção de que pode nevar, a questão por enquanto é onde e quanto pode nevar.

Com cada rodada e com cada modelo, as projeções de neve são diferentes e variam amplamente. Agora, muito mais completo e agora mais limitado aos sítios tradicionais do fenômeno como Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense. O que chama a atenção, no entanto, é que vários modelos e em várias rodadas hoje e nos últimos dias indicaram que pode nevar de forma mais abrangente e em locais não acostumados a ver neve ou que não testemunham o fenômeno há décadas. 

Modelos nas últimas horas e dias já relataram neve no Uruguai, próximo à cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Ríos, na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e até em Curitiba e no sul do estado de São Paulo.

fonte: MetSul
Tecnologia do Blogger.