---->

Piranguinho inaugurou a Casa de Apoio à Mulher Piranguinhense

Na manhã desta terça-feira, dia 8 de março, a prefeitura de Piranguinho inaugurou a Casa de Apoio à Mulher Piranguinhense.


A casa é um espaço para que as mulher vítima de violência doméstica possam encontrar o apoio que precisam.

A casa partiu de uma ideia inicial da Prefeita Helena, sendo estudada juntamente com a vereadora Andrea Aparecida, chegando a concretização com a parceria de mulheres do município, e secretariados da prefeitura. Uma parceria do legislativo e executivo que deu certo.

Em conversa com a Vereadora Andrea e a Prefeita Helena Maria, informaram que em primeiro momento a casa vai fornecer psicólogo, terapias ocupacionais, cursos profissionalizantes, professores do CRAS que irão fazer oficinas de artesanato e afins. Destacando  que futuramente ocorrerá consultoria jurídica as mulheres que estão com ação na justiça referente a violência domestica.

Vale destacar que o CRAS vai dar apoio a casa, no intuito de ajudar as mulheres querem inserir no mercado de trabalho.

As mulheres do município procuram o CRAS quando querem pedir ajuda e o CRAS por trabalhar no âmbito familiar, faz um trabalho em conjunto com à casa.

Em Brasópolis tinha o Projeto florescer, e Piranguinho pensando nisso e nas mulheres que são vítimas de violência domestica, visaram fornecer algo a mais. Mulheres com o psicológico abalado irão ter um lugar que as amparem, fornecendo total apoio, até mesmo para não ficarem presas ao apelo emocional que o agressor pode deixar.

De acordo com a Prefeita Helena, para fazer a Casa de Apoio à Mulher teria que ser criado um conselho de Proteção à Mulher, com um fundo onde a Casa pode receber doação em prol dos serviços que serão fornecidos, tendo como exemplo o FIA (Fundo da Infância e Adolescência). Tudo isso com a iniciativa de uma Lei na cidade que deixa firmado esse compromisso com as mulheres independente de política, pois será um projeto que vai dar andamento independente do partido que estiver no mandato.

A Comissão da Mulher e o fundo foram criados através de um pedido da Vereadora Andrea, para o executivo através de indicação, uma vez que não é de iniciativa do legislativo.

Saliento que no momento a cidade tem o Projeto "Procuradoria da Mulher", no qual a vereadora Andrea é Procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Piranguinho e atua como secretária na Comissão da Mulher.

A Comissão da Mulher também foi criada pela vereadora Andrea, juntamente com a Procuradoria da Mulher, sendo ambos projetos de resolução aprovados por maioria da câmara.

A inauguração foi celebrada por uma caminhada, e logo depois um coffee break na Casa de Apoio à Mulher.
FOTOS DOS MOMENTOS

































O Jornal o Aperitivo parabeniza a iniciativa da Prefeita Helena, em defesa e apoio das mulheres.


Projetos sobre  a Mulher


Tecnologia do Blogger.