---->

Feirarte é Inaugurada em Piranguinho-MG

Nesta terça-feira, dia 1 de março, às 9:00hs, no aniversário de emancipação política de Piranguinho, a cidade inaugurou a Feirarte.


O evento de inauguração contou com uma apresentação de um grupo de dança. Tendo a presença do Deputado Estadual Dr. Paulo, Prefeita Helena, Vice Prefeito Pedro Valdomiro, Vereadora Andrea e demais autoridades.









Em entrevista com a Vereadora Andrea, idealizadora da Feirarte em Piranguinho-MG:

A Feirarte surgiu quando em uma visita as artesãs do CRAS de Piranguinho-MG, onde descobri que muitas delas não sabiam vender seus produtos e tinham muita coisa linda acumulada, algumas artesãs chagaram a relatar que davam de presente para não ficar muita coisa guardada.

No mesmo ano em 2019 tive a ideia de organizar um evento no centro da cidade de exposição para divulgar e vender o trabalho destas mulheres, fiz então o 1° Encontro de Artesanato e Antigomobilismo na Terra do Pé de Moleque que foi um grande sucesso, contando com exposição de carros antigos, apresentação de várias oficinas do CRAS, Missa celebrada pelo querido Padre Claudio, almoço no centro de Pastoral do Grupo Gaasp e encerrando com um show espetacular da então dupla Pedro e Alisson da cidade de Pouso Alegre, tudo isso com apoio do CRAS e da prefeitura de Piranguinho, que nunca mediu esforços para apoiar as nossa artesãs.

No mesmo ano apresentei o projeto de lei para criação da Feirarte Piranguinho, que foi aprovado por unanimidade e sancionado pela nossa prefeita , desde então começou uma corrida para conseguir barracas para inaugurar a 1° feira de artes da cidade, ainda em 2019 criamos juntas o Facebook e a página da FEIRARTE PIRANGUINHO onde é publicado todo trabalho não só das artesãs do CRAS mas também de todo artesão(ã) do município , assim conseguimos divulgar e também vender muita coisa.

No início deste ano fiz o pedido ao Deputado Dr. Paulo de uma emenda parlamentar para aquisição das barracas, em meados de maio recebemos a grande notícia de que o pedido havia sido aprovado e o município receberia o valor de vinte mil reais para a compra das tão sonhadas barraquinhas, e isso se oficializou em novembro deste mesmo ano onde a prefeitura realizou a licitação que finalizou com uma excelente notícia da compra de vinte três (23) barracas.

Vereadora Andrea e Deputado Estadual Dr. Paulo

A alegria não cabia no peito pelo sonho realizado, agora aguardamos a chegada destas barracas para a inauguração da nossa Feirarte , enquanto não chega contamos com o apoio de grandes amigos e da prefeitura para expor o magnífico trabalho delas. 

No dia 11 e 12 de dezembro deste ano a prefeitura montou na praça da Matriz uma grande tenda para a Feirarte aproveitando o grande evento da Parada Natalina realizada pela presidente do comércio monitorado da cidade D. Paula, no dia 12 pela manhã a feira foi montada novamente com convite a todos os artesãos e artesã do município para receber um grupo de turismo de Belo Horizonte que aqui estive prestigiando e levando um pouco da história do nosso município contado pelas mãos dos nossos artesãos.

No último final de semana dias 18 e 19 de dezembro contando com o apoio prefeita Helena e da secretaria de saúde Clarice montamos a feira com tendas na praça da labclin. 

É importante deixar registrado que nada disso seria possível sem o trabalho magnífico do CRAS que mantém as aulas de artesanato, sempre em busca de apoiar e incentivar essa arte que já ajuda dezenas de mulheres tanto financeiramente como psicologicamente, servindo de ocupação e terapia pra muitas. 

Através de pregão contrata-se professores e professoras para ministrar as aulas, faço aqui um destaque as professoras Lucia e Olivia que incentivam e buscam a cada dia aprimorar o conhecimento das nossas artesãs. Registro aqui também o empenho da nossa Prefeita e do seu secretariado que buscam sempre estar presentes de mãos dadas neste projeto tão importante. 

Gratidão a administração as artesãs as professoras as apoiadoras aos meios de comunicação e aos grandes amigos que nos apoiam. E claro não poderia deixar de agradecer meu querido amigo Deputado Estadual Dr. Paulo, pelo empenho em viabilizar a emenda parlamentar para aquisição das barracas da nossa Feirarte Piranguinho.


O Jornal o Aperitivo parabeniza a belíssima iniciativa da Vereadora Andrea e de todos que a apoiaram. Não podendo esquecer das artesãs que estão fazendo um trabalho excelente. 
É de extrema importância a luta pela arte, seja ela a que for.

Vale ressaltar que a pessoa que ainda não conhece o projeto e as artes disponíveis na feira, vale a pena visitar a Feirarte de Piranguinho-MG.
Tecnologia do Blogger.