---->

Neste domingo ocorrerá o Eclipse total da Lua

Entre a noite deste domingo, dia 15 de maio e a madrugada de segunda-feira, 16 de maio, o Brasil inteiro poderá acompanhar o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022.

Isso quer dizer que o Sol, a Terra e Lua se alinharão e a Lua passará na sombra da Terra. O fenômeno poderá ser visto também em toda a América do Sul e Central e partes da América do Norte, Europa e África.

Quando o evento chegar em sua totalidade (perto da 1h11 da manhã, no horário de Brasília), e a sombra encobrir completamente o disco lunar, a Lua ficará avermelhada, isso porque não teremos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural.



Eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua entra na área de sombra da Terra, o que se dá em períodos em que ambos os astros e o Sol estão alinhados. Com a Terra posicionada entre o satélite e o Sol, a sombra do planeta é projetada na superfície lunar integral ou parcialmente. Nesse sentido, o eclipse pode ser total, parcial ou penumbral. Os eclipses lunares acontecem ao menos duas vezes no ano e sempre quando a Lua está em sua fase cheia.


Tipos de Eclipse


De acordo com a posição da Lua e da sombra projetada pelo planeta, esse fenômeno pode ocorrer de três maneiras: total, parcial e penumbra.

Eclipse Total: ocorre quando a Lua está na área denominada “umbra”. Nesse caso, a Lua fica totalmente encoberta pela sombra do planeta Terra.

Eclipse Parcial: nesse caso, somente parte da Lua está localizada na região da “umbra” (escuridão total), o que implica na visualização parcial do satélite, que permanece encoberto pela sombra da Terra.

Eclipse Penumbral: Difícil de observar, os eclipses penumbrais ocorrem na medida em que a Lua encontra-se numa área denominada “penumbra”, uma região de escuridão parcial, projetada pela sombra do planeta.

 

Tecnologia do Blogger.