---->

Comenda Maximiana 2022: Mérito profissional à mulher de Piranguinho-MG

Na noite desta sexta-feira, dia 27 de maio de 2022, ocorreu a entrega da Comanda Maximiana da Costa Manso pela Câmara Municipal de Piranguinho-MG.

A cerimônia seguiu seus tramites legais com o Presidente da Câmara Ricardo, seu vice-presidente Lucas, Secretário Ronaldinho e demais vereadores.

Como convidados de honra o evento teve a presença do Reverendo Padre Claudio e da Senhora Paula Schimith do Jornal o Aperitivo.

Parabenizamos o evento feito pela Câmara de Vereadores de Piranguinho e agradece o convite feito pela vereadora Andrea, para estar prestigiando essa bela cerimônia que é feita para homenagear mulheres guerreiras.


HOMENAGEADAS

Maria Lucia Fernandes

Anunciata de Passos de Carvalho

Rita de Cássia Reno Silva

Célia Maria Veloso

Maria Aparecida Pereira

Célia Maria Aires Mota

Maria do Carmo Mota de Araújo

 Ana Maria Silva

Simone Marileia Costa Mota
_______________________________________________










SOBRE A COMENDA

A comenda é dada todo ano, e cada vereador faz uma indicação para determinada homenageada do ano.

A sugestão do nome da patrona da comenda é uma maneira de prestar uma justa homenagem à Maximiana da Costa Manso, uma grande mulher e uma das fundadoras da cidade de Piranguinho.

De acordo com registros Maximiana da Costa Manso, veio para Piranguinho, em 1901, a fim de conter os desentendimentos preconceituosos entre brancos e negros ex-escravisados que trabalhavam no engenho de serra e na construção da ferrovia. Maximiana era escrava doméstica na fazenda do Capitão Manoel Pereira Gomes, onde nasceu no ano de 1827. Foi também uma das babás de Francisco Braz Pereira Gomes e, posteriormente, do seu filho, Wenceslau Braz Pereira Gomes (que foi presidente do Brasil). Com sua liderança, impôs respeito a negros e brancos. Ajudou a construir no alto do espigão um barraco de pau-a-pique para ser a primeira igreja de Piranguinho, dedicada a São Benedito.

Podemos identificar como heroína da cidade, Dona Maximiana da Costa Manso, que foi uma líder negra, mostrando a presença e a força da mulher. Foi também uma mulher enérgica, corajosa e pioneira. E sem dúvida foi uma mulher que marcou época, sendo assim uma das maiores mulheres da história Piranguinhense.

A comenda é uma grande homenagem pra essa mulher e certamente contribuirá para a permanência de sua lembrança e seus feitos. Sendo assim a comenda será dada para mulheres que fazem a diferença pela cidade.

A Comenda MAXIMIANA DA COSTA MANSO de Mérito Profissional a Mulher, em seu segmento de atuação profissional, foi destinada as seguintes mulheres:

· Indicação do Vereador Ronaldo Benedito Caetano: 
Anunciata de Passos de Carvalho


· Indicação da Vereadora Andrea Aparecida de Jesus Ramos Mota: 
Maria Lucia Fernandes



· Indicação do Vereador Lucas Leonardo Costa Mota: 
Rita de Cássia Reno Silva



· Indicação Vereador Ricardo Muniz Rennó: 
Célia Maria Veloso



· Indicação Vereadora Elizabethe Aparecida Bitencour Bernardes, representada pelo vereador Ricardo Muniz Rennó: 
Maria Aparecida Pereira



· Indicação da Vereadora Daniela de Cássia Gomes Passos: 
Célia Maria Aires Mota



· Indicação do Vereador Adilson Cezar Pedro: 
Maria do Carmo Mota de Araújo



· Indicação do Vereador Ronildo Donizete Passos: 
 Ana Maria Silva



· Indicação da Vereadora Lucrécia Maria de Castro: 
Simone Marileia Costa Mota


GALERIA DE FOTOS


Tecnologia do Blogger.