---->

Pouso-alegrense presa na Tailândia pode pegar pena de morte

Moradora de Pouso Alegre-MG, Mary Hellen foi presa na Tailândia, no dia 14 de fevereiro, por tráfico de drogas.

Mary Hellen Coelho Silva foi detida com mais dois homens brasileiros no aeroporto de Bangkok, com 15,5 quilos de cocaína. Os três são investigados por tráfico internacional de drogas.


A prisão ocorreu após um voo com escalas que saiu de Curitiba-PR. Mary chegou ao país junto com um dos outros presos, um homem de 27 anos que, até a última atualização desta reportagem, não tinha tido o nome divulgado.

Antes de Mary Hellen ir para a Tailândia, ela morava com a mãe e seus quatro irmãos em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, onde foi criada.



Uma das punições previstas para o crime é a pena de morte. Itamaraty diz acompanhar o caso. Em 2015, dois brasileiros foram executados por pelotão de fuzilamento pelo mesmo crime em outro país do sudeste asiático, a Indonésia.

O caso chamou atenção de muitas pessoas e advogados, fazendo com que um grupo que já reúne cinco advogados se voluntariase para ajudar a moradora de Pouso Alegre, Mary Helen, de 22 anos, presa no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, por suspeita de tráfico internacional de drogas. 

O país prevê punições duríssimas para o crime, entre elas a pena de morte.


O caso da jovem é delicado, admite advogada, que vê abordagem diplomática como caminho.

Uma das advogadas que se voluntariou para ajudar no caso, Pablinie Costa, disse que no momento, o caminho é tentar sensibilizar o Itamaraty, que é o órgão diplomático brasileiro, para tentar interceder pela jovem junto ao governo da Tailândia.

A abordagem diplomática acaba sendo a única saída, uma vez que o Brasil não possui tratados com a Tailândia. “Não existem tratados sobre o assunto entre o Brasil e a Tailândia. Não tendo tratados, não é possível o uso do Ministério da Justiça. Não sendo possível o Ministério da Justiça, o que resta é a via diplomática: Itamaraty”, pontua a advogada.

Outra via que será tentada pelo grupo é contatar um advogado da Tailândia, a fim de montar sua defesa a partir do solo asiático, o que poderia melhorar suas chances.

A advogada esclarece que o objetivo do grupo de advogados formado em Pouso Alegre é auxiliar juridicamente, mas não seria possível para eles representar a jovem formalmente no momento, devido à alta carga burocrática para consumar a representação em um outro país.

Integram o grupo de apoio os seguintes advogados: Pablinie Costa, Talita Leonidia Aparecida Franco, Rafaele Maria Dias Faria, Kaelly Cavoli Moreira da Silva e Rovilson Carvalho.
Sudeste asiático aposta em penas duras contra o tráfico.

De acordo com a Rádio França Internacional, dos dez membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), oito ainda aplicam a pena de morte por posse e tráfico de drogas. Além da Tailândia, entre eles está a Indonésia, que, em 2015, executou dois brasileiros em pelotões de fuzilamento como punição por terem entrado no país com drogas. Marco Archer, de 53 anos, foi executado em janeiro daquele ano e Rodrigo Gularte, de 42, em abril.

Marco Archer era instrutor de voo e tentou entrar no país com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. Já Rodrigo Gularte tentou entrar com 6 quilos, também de cocaína, em sua prancha de surfe. As execuções geraram uma crise diplomática. A então presidente Dilma Rousseff chegou a convocar o embaixador brasileiro na Indonésia para consultas, o que em diplomacia equivale a um gesto de grande contrariedade de uma das partes.
Mary e brasileiro de 27 anos tentaram entrar na Tailândia com 9 quilos de cocaína

A julgar pelo histórico dos brasileiros executados na Indonésia, a situação da jovem pouso-alegrense é realmente grave. Ela e um outro brasileiro foram presos com 9 quilos de cocaína, encontrada por funcionários do aeroporto de Bangkok em um compartimento oculto das três malas que a dupla transportava.

Mary e o homem de 27 anos partiram do aeroporto de Curitiba (PR) e desembarcaram em Bangkok por volta das 7h do dia 14 de janeiro. Poucas horas depois, as autoridades tailandesas prenderam mais um brasileiro tentando entrar com cocaína no país. Desta vez se tratava de um jovem de 24 anos, morador de Apucarana, no norte do Paraná. Ele portava 6,5 quilos da droga.

Embora não soubessem afirmar se os três se conheciam, as autoridades tailandesas divulgaram o total de drogas apreendidas com os três, 15,5 quilos, e seu valor aproximado de mercado, R$ 7,5 milhões.
Família não sabia da viagem de Mary. Irmã acredita que ela pode ter sido enganada

Em Pouso Alegre, segundo uma amiga de Mary, ela fazia de tudo um pouco, mas, nos últimos tempos, havia atuado principalmente como chapeira em lanchonetes da cidade. Atualmente, de acordo com a família, ela trabalhava em um restaurante da cidade.

A última execução de pena de morte com repercussão internacional na Tailândia ocorreu em junho de 2018, quando as autoridades locais executaram Theerasak Longji, de 26 anos, por ter assassinado um adolescente para roubar seu celular.
Tecnologia do Blogger.