---->

Macaco é capturado em loja na cidade de Pedralva-MG

Nesta sexta-feira, dia 04 de fevereiro, por volta das 16:20 horas, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para realizar a captura de um macaco que encontrava-se no perímetro urbano, dentro de uma loja de roupas na cidade de Pedralva-MG.
Foto: Corpo de Bombeiros

O macaco Bugio encontrava-se acuado dentro do provador de roupas da loja. Com os EPIs necessários e com uso do cambão o animal foi capturado e colocado dentro da gaiola de transporte e levado até a clínica veterinária Amor e Bichos, onde foi entregue aos cuidados da Dra. Sâmia para realizar avaliação sobre o estado de saúde do animal, para que posteriormente seja reintegrado na natureza.

Foto: Corpo de Bombeiros

Foto: Corpo de Bombeiros


SOBRE O MACACO BUGIO:

O bugio, também chamado de guariba e macaco barbado, faz parte do grupo dos macacos do gênero Alouatta: arborícolas, de hábitos herbívoros, corpo forte e cauda longa. Sua característica mais marcante é o som emitido pelos machos que pode ser escutado a longas distâncias.

O macaco bugio pode ser encontrado no Brasil desde o sul da Bahia até Rio Grande do Sul sempre próximo a regiões florestais. No exterior é visto ao norte da Argentina, na região de Misiones. Alguns estudos indicam a presença do grupo no México e até mesmo região de savana.

Seu comprimento pode variar entre 30 a 75 cm e sua pelagem consiste em tons de marrom e ruivo. Durante o deslocamento utilizam a cauda preênsil para auxiliar, andam de forma vagarosa e utilizam metade do seu dia para o repouso. São animais sociais, vivendo em grupos familiares, geralmente, de 3 a 15 indivíduos, mas podendo chegar a 40 indivíduos, sempre liderados por um macho. Das relações sociais praticam a catação entre os indivíduos como forma de estreitar laços e demonstrar submissão. A reprodução acontece o ano inteiro e a gestação dura, aproximadamente, 5 meses, nascendo normalmente apenas 1 filhote. Este filhote ficará sob os cuidados da mãe até tornar-se independente. Os machos podem ser expulsos do bando pelo líder e passam a viver sozinhos. Caso encontrem uma fêmea, poderão formar um novo grupo, mas geralmente fêmeas não saem dos grupos e não são expulsas. A alimentação é basicamente de folhas, mas ingerem flores e frutos.

Os bugios estão descritos na literatura em 4 espécies. Duas delas apresentam risco de extinção. A principal causa para a extinção destes animais é a caça predatória por causa da carne, utilização de sua pele, o desmatamento e a morte dos indivíduos por pessoas que moram próximas a áreas de proteção ambiental onde estes animais se encontram por considerar erroneamente que eles transmitem a febre amarela.
Tecnologia do Blogger.