---->

Tema redação ENEM 2021: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil"


O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", e deixou os estudantes divididos quanto a dificuldade do tema.


Análise de professores

Segundo o professor e autor de Língua Portuguesa do sistema de ensino pH, Thiago Braga, o assunto é "bastante importante, dentro do padrão do Enem e o tema é tranquilo para os alunos".

Ainda de acordo com o professor, essa "é uma excelente discussão para toda a juventude do Brasil. Há muitos argumentos possíveis para o aluno construir sua argumentação".

Tal percepção é compartilhada pelo professor de redação e Língua Portuguesa do Estratégia Vestibulares, Wagner Santos, para quem o tema é "bastante interessante, com muita possibilidade de problematização e de soluções".

Entre os argumentos possíveis, o professor apontou algumas possibilidades. "A argumentação poderia, como apontado tantas vezes, caminhar para o lado de culpabilização dos dois grandes entes sociais: o Estado e a Sociedade. O Estado participativo com facilidades múltiplas de registros dos menos privilegiados e a sociedade com a compreensão da importância desse registro para existência social real com relação ao Estado", analisa.

O diretor pedagógico do Curso Anglo, Sérgio Paganim, também analisou o tema de redação do Enem 2021. Para o diretor "o registro civil tem uma dimensão muito importante sobre o registro dos fatos da vida civil das pessoas".

Além disso, os candidatos devem perceber a problematização presente no tema. "Trata-se aqui da invisibilidade e, portanto, de um problema de acesso a cidadania. Uma parte da sociedade, sem os registros civis, fica invisível aos olhos do Estado, fica invisível para outros atos da sociedade. Então, há um problema de cidadania", avalia Sérgio Paganim.


SOBRE O TEXTO E A AVALIAÇÃO

O texto precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto proposto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer o leitor com argumentos.

Nota – As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Correção – O processo de correção das redações do Enem é acompanhado em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Inep. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final. Os profissionais selecionados para a correção atendem a critérios de formação inicial, como graduação em letras e linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisores e subcoordenadores. Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

Tecnologia do Blogger.