---->

Entrevista com Tenente Marcelo do 17ª Cia PMMG do Meio Ambiente

Na tarde desta segunda-feira, dia 28 de junho, o Jornal o Aperitivo teve a honra de entrevistar o Tenente Marcelo Bernardes de Carvalho, da 17ª CIA PMMG do Meio Ambiente, conversando um pouco sobre o trabalho que é feito no Sul de Minas.


A família do Jornal o Aperitivo parabeniza o trabalho desempenhado por todos os policiais militares do meio ambiente, e agradece a presença dos oficiais, Tenente Marcelo, Sargento Augusto e Cabo Rezende.

Friso que o Jornal tem a honra de fazer essas entrevistas, pois é de extrema importância mostrar o trabalho que é feito por nossos militares.


Onde entra a Polícia na defesa ambiental? 

O papel da polícia é proporcionar proteção e preservação ecológica através de ações de fiscalização e controle nas áreas de mineração, poluição, queimadas, caça e pesca ilegais. Além de operar em programas na área de educação ambiental.

Os Policiais trabalham de forma integrada com o IBAMA, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, Universidades, ONGs e outras instituições que trabalham efetivamente de forma a fiscalizar e preservar.

Esse trabalho é primordial para que possamos cultivar o que é popularmente conhecido como o pulmão do mundo.

Resumidamente o policiamento do Meio Ambiente, tem atribuições como adoção de medidas para investigação, prevenção, repressão e apuração das infrações penais lesivas ao Meio Ambiente, como crimes contra a fauna, a pesca, a flora, o patrimônio cultural e de poluição, dentre outros.


O dia mundial do meio ambiente



Comemora-se em 5 de junho. A escolha dessa data foi feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 1972, após a realização da primeira Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu nos dias 5 e 6 de junho daquele mesmo ano.

Como surgiu o dia do meio ambiente

Como citado no início deste artigo, o dia do meio ambiente foi uma ideia posterior à realização da Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972, que debateu o tema. A United Nations Conference on the Human Environment reuniu chefes de estado para discutir o tema durante dois dias do mês de junho.

Nunca se havia reunido tantos líderes mundiais para discutir a situação do meio ambiente. Por isso, os historiadores afirmam que o a Conferência foi um marco.

Durante o encontro, foram discutidas alternativas para diminuir a poluição do mundo sem atrapalhar o desenvolvimento econômico das nações e das empresas. O desmatamento também foi alvo condenado e falou-se bastante em sustentabilidade.

Ao todo, participaram da Conferência 113 países por meio dos seus líderes e quase 500 instituições. O resultado desse evento foi a publicação da Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano ou, em inglês originalmente, Declaration of the United Nations Conference on the Human Environment, que tornou-se pública no último dia da reunião, em 6 de junho. Conheça o seu teor no próximo tópico.
Tecnologia do Blogger.