---->

Polícia Ambiental faz operação em local com possível caça ilegal de animal silvestre; Delfim Moreira-MG

Nesta última quinta-feira, dia 24 de junho, a polícia ambiental durante operação Narco, na zona rural, bairro chora, município de Delfim Moreira-MG, onde já existi uma pré denuncia de caça ilegal de animal silvestre "paca" próximo a uma cachoeira de um sítio, divisa de terras.

Após a guarnição se deslocar até uma represa antiga, entraram seguindo a margem do córrego e foi localizado duas cevas com seis espigas de milho e abacates amarrados na base de árvores pequenas, porém nenhuma armadilha foi localizada e no trilho de acesso localizaram buchas caídas ao solo, aparentando ser entorpecente.


Os matérias achados na operação foram recolhidos e encaminhados a delegacia de policia local. Referente as cevas foram inutilizadas.

Sobre a Paca:

Embora atualmente esteja em risco de extinção, a paca já foi um animal abundante do sul do México até a Argentina. A população de pacas era tão grande que foi estabelecido período de caça para controle populacional.

“Os desmatamentos, queimadas, expansão agropecuária e alterações climáticas decorrentes dessas práticas forçaram os animais a procurarem alimento nas lavouras próximas ao seu habitat. Para resolver a questão, os governos dos vários países instituíram novas temporadas de caça”, afirma Prof. Fábio Morais Hosken, professor do Curso CPT Criação Comercial de Paca.

A princípio, os caçadores deixavam os animais abatidos na floresta, que se tornavam fonte de alimento para aves de rapina e outros animais. Mas, aos poucos, os próprios guias dos caçadores, moradores locais, passaram a consumir a carne das pacas. Em pouco tempo, o alimento ganhou a mesa dos restaurantes mais requintados de todo o país, e as pacas passaram a ser abatidas também para a venda.

Resultou-se, então, em uma drástica diminuição da população de pacas em todas as regiões. Em consequência, as temporadas de caça foram proibidas e o animal passou a ser protegido por lei. Foi aí que o animal começou a ser criado em cativeiro.

A caça à paca está relacionada a dois fatores principais: a destruição das lavouras de cana-de-açúcar, mandioca e outros, e o sabor de sua carne. A destruição de seu habitat e a caça predatória e indiscriminada, porém, ameaçam a espécie de extinção.

Tecnologia do Blogger.