---->

Novos focos de incêndios são apagados em Mata do Cristo em Pouso Alegre-MG

Foto: Corpo de Bombeiro Militar

Nesta terça-feira, dia 20 de julho, a equipe de Bombeiros apagou vários focos de incêndio na região da Mata do Cristo em Pouso Alegre-MG.

Não é de hoje que esses focos vem dando trabalho, sendo que hoje esses focos foram visualizados com mais intensidade, precisando de 7 bombeiros e 5 voluntários.

O fator crítico é a baixíssima umidade combinada com os ventos fortes típicos desse tipo de relevo. A umidade está entre 12% e 20%, fator que dispara o alerta laranja emitido pelo INMET.

De acordo com os bombeiros, embora por momentos não houvesse pontos de fuma nem focos, seguimos fazendo o serviço de monitoramento da serra todos os dias desde o incêndio da semana passada.

Vale ressaltar que todos esses dias as equipes entraram na mata, pois encontravam pequenos focos de fumaça. Destacam que na maioria das vezes são troncos robustos que queimam lentamente, e precisam ser enterrados, ou são vegetações muito secas em contato com rochas quentes, sendo que essas rochas seguram o calor por dias.

Hoje o foco que surgiu estava distante, cerca de 300 metros do limite da área queimada. A vegetação nesse novo local é composta de brachiaria seca e muito alta, o que causa esse tipo de queimada mais acelerada.

Amanhã a equipe vai interromper a maior parte do serviço administrativo interno para que reforcem o efetivo empregado para o enfrentamento do incêndio. Esse efetivo chegará no local antes do nascer do sol.

Foto: Corpo de Bombeiro Militar

Foto: Corpo de Bombeiro Militar
Não é possível afirmar com certeza o que causou esse novo foco.

O Jornal o Aperitivo parabeniza o trabalho desempenhado pelo Corpo de Bombeiros.
Tecnologia do Blogger.