---->

O que é a Quarta-Feira de Cinzas?


Conhecida por ser uma data de tradição religiosa, a Quarta-feira de Cinzas é quando oficialmente acaba o Carnaval. Aliás, acabava! O período de folia atual é estendido, começando bem antes e continuando até o final de semana seguinte, quando acontece o desfile das escolas campeãs e os blocos de rua. Estes por sinal, continuam animando até o fim de fevereiro.

A tradição da data

Como sabemos, a origem da Quarta-feira de Cinzas é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. E você sabe de onde vem essas cinzas? São uma mistura da queima dos galhos do Domingo de Ramos do ano anterior e água benta.

Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que deve-se fazer jejum e a não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa que gostam, neste caso, a carne.

A imposição de cinzas

Simboliza a vontade de cada fiel de manter-se no caminho correto do cristianismo, da sua disposição em converter-se e de reconhecimento da sua mortalidade que necessita da graça divina para perdoar os seus pecados. Muitos consideram que o significado das cinzas é um lembrete para o homem, alegando que ele veio do pó e para o pó ele voltará.

A origem em diversos lugares do mundo

O Professor de História das Redes Municipal, Estadual e do Colégio Pinheiro Guimarães, Roberto Anunciação Antunes, conta que na origem portuguesa, o carnaval é ligado ao Entrudo, um período de brincadeiras permitidas no meio de tanto trabalho, com origem ainda mais distante, remontando à Antiga Grécia.

Após esses dias, voltava-se à normalidade. Nesse sentido, era como se na quarta-feira, posterior ao carnaval, se “queimasse” tudo o que foi vivido de mundano, iniciando nessa quarta, uma fase de purificação, conhecido como Quaresma: os 40 dias entre fim do Carnaval e a Sexta-feira Santa. “Portanto era o começo de um período de recolhimento à sensatez e à fragilidade humana, após os festejos da “carne” permitidos no Carnaval. No Brasil, as origens da quarta-feira de cinzas remontam ao nosso período colonial”, explica o professor de história.

Não é feriado! 

Diferentemente do que muitos acreditam, a Quarta-feira de Cinzas não é feriado no Brasil, de acordo com a lei federal. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, mesmo tendo autorização para abrir. Algumas instituições operam neste dia, porém somente a partir das 12 horas.

Atualmente, com o prolongamento das festas de Carnaval, há blocos que somente saem as ruas na quarta-feira de cinzas. Também é neste dia que ocorre a apuração das notas das escolas de samba do carnaval carioca e as tradicionais comemorações nas quadras das escolas campeãs.
Tecnologia do Blogger.