---->

MÊS DA PRESERVAÇÃO AO SUICÍDIO - PIRANGUINHO

A Campanha Setembro Amarelo foi trazida para o Brasil em 2014, numa iniciativa conjunta de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. 

A Organização Mundial da Saúde - OMS calcula que aproximadamente 1 milhão de casos de óbito por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. No Brasil, os casos registrados chegam a 12 mil óbitos por ano. É sabido, no entanto, que esse número é bem maior devido à sub notificação, que ainda é uma realidade. 


A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo, o tempo aproximado de leitura desse texto. No que refere-se às tentativas de suicídio, o número é ainda mais assustador: uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. 


Quase 100% dos casos de óbito por suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, em sua maioria não diagnosticados, tratados de forma inadequada ou não tratados de maneira alguma. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. 


Para o coordenador nacional da Campanha Setembro Amarelo, Dr. Antônio Geraldo da Silva, prevenir o suicídio é falar corretamente sobre o tratamento dos transtornos psiquiátricos:

"Em 2019, trabalhamos com o conceito de que combater o estigma é salvar vidas. Tendo em vista a relação entre o óbito por suicídio e a presença de transtornos psiquiátricos, não podemos ignorar esta informação. O acompanhamento correto da doença mental de base é o primeiro passo para cessar a ideação e o comportamento suicida, que desaparece por completo após o tratamento adequado e multiprofissional."


Durante todo este mês, trabalharemos com o foco na campanha Setembro Amarelo e pedimos o apoio da população para nos ajudar nessa grande iniciativa. Teremos ações que envolverá a Saúde, o CRAS, a Polícia Militar, rede de comerciantes protegidos, Educação e Prefeitura Municipal de Piranguinho. Seja você também um colaborador. 

Jornal O Aperitivo está junto para desta campanha, para combater o Suicídio. 



Tecnologia do Blogger.