---->

LUA EM GÊMEOS EM QUADRATURA COM NETUNO E OPOSIÇÃO A SATURNO

Estamos vivendo hoje um evento raro, que só costuma acontecer, em média, a cada trinta e três ou trinta e cinco anos: a oposição Saturno – Netuno.

E, sendo assim, quais os impactos de semelhante configuração celeste sobre nós?

Netuno tem inclinação para o espiritual e o místico e facilmente nos deixa levar por vôos da imaginação; Saturno tem seus pés bem fincados no chão, nos domínios da praticidade e do bom senso. Netuno dissolve nossa separatividade e nos torna conscientes de nosso lado universal e sem fronteiras; Saturno define nossa individualidade: onde terminamos e onde os outros começam. Essas duas energias, obviamente, não são duas grandes amigas. 

Ao se colocarem em oposição, no Céu, Saturno e Netuno vão indicar o conflito, dentro de nós, entre essas duas partes de nossa alma. De um lado, a precisão analítica, o cientificismo, o pragmatismo; de outro, a inspiração idealística, a fé, a entrega. 

A lua em Gêmeos representa essa imagem, juntamente com tal fenômeno descrito neste artigo.

Enquanto Saturno, com sua natureza edificadora e restritora, representa o princípio da realidade, Netuno representa o princípio da fé e do idealismo. E esse talvez seja o grande conflito que temos enfrentado, ao longo de 2006: o conflito entre aquilo que sonhamos e aquilo que podemos realizar. Nossa fé, mais que tudo, poderá também ser testada, assim como nossa capacidade de abdicar, de auto-restringir-se e, a partir daí, estabelecer um maior contato com a realidade. A oposição entre Saturno e Netuno nos ensinará (não necessariamente de maneira fácil) que é melhor uma construção pequena, modesta, mas sólida do que uma construção monumental, repousada sobre pés de barro.

O conflito entre a razão e a fé, tão antigo quanto o surgimento do pensamento racional, ganha novos campos de batalha. A esse respeito nos chama a atenção, por exemplo, a recente divulgação (não por acaso agora) de um pergaminho do Século II de nossa era, que está sendo chamado de “O Evangelho de Judas”. Esse documento faz significativas revelações, que poderão trazer novas fórmulas de se ver o Cristo e o Cristianismo.

Enquanto o Vaticano prefere o silêncio, fiéis cristãos, cientistas, pesquisadores e até ateus do mundo inteiro se debruçam sobre a revelação de que Judas não apenas não traiu Jesus como pode ter sido o seu mais importante apóstolo.

Em paralelo, uma equipe de cientistas da Universidade da Flórida, liderados pelo oceanógrafo Doron Nof, apresenta pesquisa segundo a qual, Jesus não teria, numa das mais famosas e significativas passagens do Evangelho, caminhado sobre as águas, mas sim sobre (pasmem!) um bloco de gelo!

E ainda podemos citar a polêmica causada pelo lançamento do filme “O Código da Vinci”, que reacende a antiga (e até agora pouco conhecida) questão sobre o suposto casamento de Cristo com Maria Madalena, sua descendência e o Sangreal.

Se formos refletir sobre essas questões, o Saturno em nós dirá, com o olhar duro: “Esses são fatos inquestionáveis!” ou ainda “Apresente-me provas arqueológicas!”. Já o Netuno em nós dirá, com a fala mansa e um sorriso redentor: “Com tudo isso, o que muda na mensagem do Cristo? Nada!”

O conflito em nós poderá se agravar, a depender dos processos internos de cada um.

Também do ponto de vista emocional, a oposição Saturno – Netuno pode causar significativos impactos.

Saturno, o construtor de fronteiras, serve para barrar à nossa consciência o acesso àquelas partes de nós mesmos das quais não gostamos e que nos incomodam. Netuno, o destruidor de fronteiras, solapa as defesas de Saturno e expõe o que mantivemos oculto. Essa nunca é uma experiência fácil, sobretudo para o nosso ego. Porém, se tivermos a maturidade e a força para permitir que a nossa auto-imagem se desfaça e para restabelecer a ligação com aquilo que excluímos de nossa identidade, poderemos mudar e crescer.

Lembremo-nos também de que não reprimimos ou negamos apenas os nossos aspectos ditos “negativos”, mas também podemos reprimir muito de nossos potenciais, especialmente recursos criativos e talentos que foram sufocados no decorrer de nosso desenvolvimento. A oposição Saturno – Netuno pode indicar a remoção das barreiras que se interpõem no caminho do desenvolvimento desses nossos dons e talentos.


Análise Cíclica

Independentemente da qualidade própria desse momento, sinalizada pela oposição Saturno - Netuno, do ponto de vista ciclológico cabe também uma observação.

o ciclo sinódico entre dois planetas se dá da seguinte maneira: na conjunção (quando os dois planetas se encontram no mesmo grau do Zodíaco), inicia-se um ciclo, novas sementes são lançadas, algo novo começa. O planeta mais rápido continua avançando e, na oposição (quando os planetas estão a 180º), esse ciclo atinge o seu máximo. Nesse ponto, as sementes lançadas no momento da conjunção frutificam (para bem ou para mal) e rendem resultados. Mas, entre a conjunção e a oposição e vice-versa existem dois momentos em que os planetas se colocam em quadratura (a 90º um do outro). Os pontos de quadratura representam momentos de crise, de oportunidade. A quadratura crescente (entre a conjunção e a oposição) está relacionada a crescimento. Às vezes, nesta fase, faz-se necessário um ajuste ou reordenamento de metas, para que os projetos ou vivências iniciadas na conjunção continuem ou até mesmo se extingam de vez. Já a quadratura minguante (entre a oposição e a conjunção) está relacionada a uma crise que solicita novos ajustes, porém com vistas ao encerramento do processo.

E, na nova conjunção, o ciclo é definitivamente encerrado e um novo se inicia.

Alguns desses ciclos duram um mês, como é o caso dos ciclos envolvendo a Lua. Outros duram vinte anos, como é o caso do ciclo Júpiter-Saturno. E outros ainda duram mais ou menos trinta e cinco anos, como é o caso deste ciclo Saturno – Netuno.

Quando observamos esse tipo de ciclo, percebemos que o tempo e seu desenrolar em nossa vida fica impregnado de significados. E vivemos em meio a uma infinidade desses ciclos, que se mesclam e se interpenetram entre si.

A vez mais recente em que Saturno e Netuno fizeram uma conjunção foi entre 1989 e 1990. Avalie com cuidado: que sementes você lançou, nos entornos desse momento? Que projetos ou vivências você iniciou aí?

Saturno e Netuno fizeram uma quadratura crescente entre 1998 e 1999. Pergunte-se: que tipo de crise de ajustamento seu projeto ou vivência passou, durante esse momento?

A oposição Saturno - Netuno ocorre agora, Agosto de 2006, repetindo-se exatamente em Junho de 2007. Seus efeitos perduram, portanto, de aproximadamente Junho de 2006 até Setembro de 2007. Aqui acontece o apogeu do ciclo. Que frutos você está colhendo?

A quadratura minguante Saturno - Netuno ocorrerá entre 2015 e 2016. Eis aí o momento da crise final, o princípio do fim do ciclo.

E a conjunção Saturno - Netuno ocorrerá em 2026. Somente aí se encerrará o ciclo iniciado em 1989 - 1990 e se iniciará outro.

Obviamente, um ciclo de tal amplitude cronológica afeta muito mais gerações inteiras e mesmo empresas e organizações de longo prazo do que indivíduos. Basta lembrar, por exemplo, que o atentado de 11 de Setembro de 2001, que destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, em New York, ocorreu no apogeu de um ciclo sinódico semelhante a este, desta feita entre Saturno e Plutão.
Porém, se estivermos atentos, poderemos identificar, também em nossas cronologias individuais, circunstâncias ciclológicas as mais variadas, coincidentes com essa movimentação sinódica entre Saturno e Netuno.
E assim caminha a Humanidade, na ignorância de que está sempre mergulhada num mar de ciclos infindáveis, que se mesclam e se interpenetram.

A propósito, se você nasceu entre 1970 e 1972, é bem possível que você tenha essa oposição Saturno – Netuno em seu mapa astrológico individual, de sorte que a configuração, no Céu, tem rebatimento em sua alma, reforçando e ativando a configuração que você carrega. Grande e especial oportunidade para você!


Lua em Gêmeos – Gêmeos é um signo mutável do elemento Ar, regido por Mercúrio, e quem tem a lua posicionada neste signo se expressa emocionalmente de forma curiosa, com grande facilidade de comunicação e com espírito desperto, adaptável e uma irrefreável vontade de aprender.

Características de pessoas que possuem a Lua em Gêmeos

Se você tem esta Lua no mapa, deve atentar-se para as constantes mudanças de humor, emoções instáveis e excesso de comentários. Aprenda a ser mais constante e profundo em seus objetivos.

A Influência em outros Signos:



Áries – 21/03 a 20/04

O seu futuro depende dessas decisões que você está tomando agora, por isso mais atenção a elas. O presente é onde você pode plantar o que pretende colher lá na frente. Lembre-se disso.

Touro – 21/04 a 20/05
É tempo de amar e ser amado. O universo lhe manda um presente. Trata-se de amor da melhor qualidade. Você merece tudo isso, mas não se esqueça de agradecer.

Gêmeos – 21/05 a 20/06
Cuidado com a forma como você recebe o que vem dos outros. A sensibilidade que existe hoje o deixa vulnerável demais ao que os outros dizem ou fazem. Perceba isso antes de ceder ao drama.

Câncer - 21/06 a 21/07
Não deixe que as mudanças lhe deixem frágil. Se você envergar não quebrará. Seja flexível. E lide de forma mais tranquila com as situações que a vida traz agora. É possível.

Leão – 22/07 a 22/08
Hoje é dia de festa para você. Sua luz se enaltece e você emite um calor que nutre quem está a sua volta. Aproveite o dia para se divertir e fazer com que os outros se divirtam também.

Virgem – 23/08 a 22/09
A discrição tem que se fazer presente no trabalho agora. Evite falar da sua intimidade para as pessoas que você nem conhece bem. A lealdade que você espera pode falhar. Fique atento.

Libra – 23/09 a 22/10
É você quem controla os acontecimentos e mudanças da sua vida agora. Seja ousado para atingir as suas metas que não são nada modestas. Você pode conquistá-las, mas vai precisar de grande determinação.

Escorpião – 23/10 a 21/11
É olhando para os outros que você entende o que se passa contigo. Faça o teste hoje. Observe mais quem está a sua volta e assim vai perceber muito do seu próprio comportamento.

Sagitário – 22/11 a 21/12
Não é por que o momento não lhe permite estar no controle que ele seja trágico. Hoje você vai ter uma lição de fé! Abra-se para o momento com coragem, pois nada é maior do que você.

Capricórnio – 22/12 a 20/01
Manipular as pessoas para que façam o que você quer, ainda que você tenha este poder, pode gerar consequências graves e nocivas para si mesmo. Atente para isso e evite.

Aquário – 21/01 a 19/03
Equilíbrio entre trabalho e lazer se faz necessário hoje. Não dispense nem um nem outro. Você vai se sentir muito mais produtivo se puder ter algumas horas de lazer também.

Peixes – 20/02 a 20/03
O dia pode trazer problemas com relação àquelas pessoas queridas. A sua postura diante deles precisará ser muito correta. Evite esconder algo importante de quem você quer bem.
Tecnologia do Blogger.