---->

Polícia Florestal de Itajubá-MG, retira armadilhas em Piranguinho e Olegário Maciel no período da Piracema

Nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, o 4 ° Grupamento de Polícia Florestal de Itajubá,  retirou várias armadilhas em Piranguinho e Olegário Maciel no período da Piracema.

Foram aprendidas várias armadilhas covos e outros, tanto no Rio Sapucaí quanto no Lourenço velho.

As operações são intensificadas no período da piracema até o dia 28 de fevereiro de 2021.









Piracema

Piracema é uma palavra que vem do tupi e significa “saída de peixes”. Esse é o período de reprodução das espécies, quando também é proibida a realização da pesca.

O que é permitido durante a Piracema???

A legislação prevê a pesca em rios na modalidade desembarcada e reservatórios na modalidade embarcada e desembarcada, de espécies não nativas e híbridos, com linha de mão ou vara, caniço simples, com molinete ou carretilha, com uso de iscas naturais e artificiais e o transporte de pescado ou material de pesca por via fluvial somente em locais cuja pesca embarcada seja permitida.

Fica liberado somente a captura de peixes que não são da bacia. O pescador amador pode capturar de 3 a 10 kg de pescado “introduzidos/exóticos” mais um exemplar, dependendo da bacia. Já o pescador profissional não há um limites, desde que não seja capturado nenhum peixe nativo.

Exemplo de Peixes Introduzidos Em Algumas Bacias: apaiari, bagre-africano, black-bass, carpa, corvina, tilápias, tucunaré e híbridos.

Atenção a áreas não restritas

A pesca pode ser realizada em área não restritas somente na modalidade desembarcada e utilizando linha de mão, caniço simples, vara de pescar com molinete ou carretilha.

Respeite as cotas de captura e transporte

Nas áreas não restritas, é permitida a captura e o transporte de peixes sem limite de cota para o pescador profissional e com cota de 10kg, mais um exemplar para o pescador amador, no ato de fiscalização.

Se uma pessoa é pega pescando durante a Piracema, poderá pagar uma multa mínima de R$ 700(setecentos reais), ter todo seu material apreendido e responder judicialmente por crime ambiental. 

O que não é permitido durante a piracema? 

Durante a piracema, a pesca fica restringida em algumas situações. “Fica proibida a captura o transporte e o armazenamento de todas as espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia; tanto para o pescador profissional quanto o amador.

O Jornal o Aperitivo parabeniza a guarnição que fez a operação. 
Tecnologia do Blogger.