---->

Câmara Municipal de Piranguinho-MG entrega comenda Maximiana 2020, as mulheres da cidade

Na sexta-feira, do dia 11 de dezembro, a Câmara Municipal de Piranguinho-MG entregou comendas Maximianas a mulheres de Piranguinho que fazem parte da história da cidade de alguma forma.


A comenda é dada todo ano, e cada vereador faz uma indicação para determinada homenageada do ano.

A sugestão do nome da patrona da comenda é uma maneira de prestar uma justa homenagem à Maximiana da Costa Manso, uma grande mulher e uma das fundadoras da cidade de Piranguinho.

De acordo com registros Maximiana da Costa Manso, veio para Piranguinho, em 1901, a fim de conter os desentendimentos preconceituosos entre brancos e negros ex-escravisados que trabalhavam no engenho de serra e na construção da ferrovia. Maximiana era escrava doméstica na fazenda do Capitão Manoel Pereira Gomes, onde nasceu no ano de 1827. Foi também uma das babás de Francisco Braz Pereira Gomes e, posteriormente, do seu filho, Wenceslau Braz Pereira Gomes (que foi presidente do Brasil). Com sua liderança, impôs respeito a negros e brancos. Ajudou a construir no alto do espigão um barraco de pau-a-pique para ser a primeira igreja de Piranguinho, dedicada a São Benedito. 

Podemos identificar como heroína da cidade, Dona Maximiana da Costa Manso, que foi uma líder negra, mostrando a presença e a força da mulher. Foi também uma mulher enérgica, corajosa e pioneira. E sem dúvida foi uma mulher que marcou época, sendo assim uma das maiores mulheres da história Piranguinhense. 

A comenda é uma grande homenagem pra essa mulher e certamente contribuirá para a permanência de sua lembrança e seus feitos. Sendo assim a comenda será dada para mulheres que fazem a diferença pela cidade.

A Comenda MAXIMIANA DA COSTA MANSO de Mérito Profissional a Mulher, em seu segmento de atuação profissional, foi destinada as seguintes mulheres: 

· Indicação Vereadora Andrea 
Senhora ZÉLIA MARIA COSTA RENÓ - Costureira


· Indicação Vereador João de Deus 
Senhora - PAULA SCHIMITH BARBOSA – Publicitária, Relações Públicas, Yalorixá e Proprietária do Jornal o Aperitivo


· Indicação Vereador Messias 
Senhora ISALINA OLIVEIRA SILVEIRA – Merendeira e Costureira


· Indicação Vereador Bruno 
Senhora MARIA APARECIDA FERREIRA DA SILVA - Empresária


· Indicação Vereador Ricardo 
Senhora SANTANA FERNANDES DOS REIS - Sitiante


· Indicação Vereadora Claudinéia 
Senhora Benedita Maria das Graças Batista – Do Lar


· Indicação Vereador Dimas 
Senhora MARIA SUELI MORAIS DE CARVALHO – Confeiteira 



· Indicação Vereador Ronaldo 
Senhora MARIA MOREIRA DOS SANTOS - Lavradora


· Indicação Vereador Mario 
Senhora SANDRA CÁSSIA RENNÓ ABDALLA - Veterinária


Tecnologia do Blogger.