---->

Operação Cyber Lance identifica mais de mil sites fraudulentos de veículos


Nesta quarta-feira, dia 4 de novembro, a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, através da Delegacia de Polícia Civil de Unaí, deflagrou a Operação Cyber Lance. A ação integrada contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública através do Laboratório de Operações Cibernéticas (Coordenação Geral de Combate ao Crime Organizado/Diretoria de Operações/Secretaria de Operações Integradas).


Foram cumpridos 27 (vinte e sete) mandados de busca e apreensão e 10(dez) de prisão preventiva nos Estados do Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Os investigados foram identificados pela Polícia Civil de Minas Gerais com base em elementos informativos coletados em ambiente cibernético, notadamente através da oferta de veículos em sites falsos de leilão.
A operação tem como objetivo desarticular organização criminosa especializada na prática de crimes eletrônicos, cuja prática era caracterizada por disponibilizar sites falsos de leilão de veículos na internet com preço bem inferior ao mercado. Após ofertar o lance, o criminoso entrava em contato com a vítima e solicitava o envio de depósito bancário para assegurar a aquisição do veículo. A partir de então, a vítima não conseguia mais contato com os responsáveis pelo site.
Apenas no ano de 2020 foram registradas mais de 900 (novecentas) ocorrências de fraudes de leilão falso no Estado de Minas Gerais, com um prejuízo estimado em 50 milhões de reais. Na cidade de Unaí foram identificadas 09 vítimas com 577 mil reais de perdas.




Durante a investigação foram localizados mais de 1000 (mil) sites fraudulentos de veículos. As polícias civis dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal ainda cumprem medidas de bloqueios de contas bancárias e de criptomoedas, apreensão de veículos, sequestro de imóveis e remoção de sites falsos hospedados no exterior.

Fonte: Delegada Gabriela Mol Câmara, Unaí-MG.
Tecnologia do Blogger.