---->

Polícia Militar de Meio Ambiente realiza operação e resgata pássaros em Serranos-MG

Na manhã do dia 14 de novembro de 2023, a equipe da 17ª Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente (CPMAMB) atendeu uma denúncia, que relatava a criação ilegal de aves silvestres na cidade de Serranos, interior de Minas Gerais.


O foco da operação foi a propriedade de um homem, apontado como responsável pela manutenção clandestina de aves silvestres da espécie azulão e trinca-ferro. Ao chegar ao local indicado pela denúncia, os policiais constataram a veracidade das informações.

Dentro da residência do acusado, foram encontrados e resgatados 10 pássaros silvestres, sendo sete da espécie Saltator Similis, conhecidos como Trinca-Ferro, e três da espécie Cyanoloxia Brissonii, popularmente chamados de Azulão. Todos os animais estavam aprisionados individualmente em gaiolas, sem qualquer identificação e demonstrando sinais de agressividade devido ao recente aprisionamento.

Os pássaros foram imediatamente submetidos a avaliação de um médico veterinário. Diante da constatação de que estavam recentemente capturados na natureza e por apresentarem comportamento agressivo, foi emitido um atestado indicando a soltura imediata das aves em seu habitat natural. Após o procedimento, os pássaros foram libertados e as gaiolas destruídas para evitar a reincidência do crime.

O responsável pela criação ilegal foi identificado e liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Adicionalmente, foi lavrado um auto de infração no valor de 3.760 UFEMG, equivalente a R$ 18.938,74, como penalidade pela contravenção ambiental.

O Jornal o Aperitivo parabeniza os militares envolvidos, pelo compromisso com a preservação da fauna silvestre. 


Vale ressaltar a importância da denúncia responsável por parte da comunidade para coibir atividades ilegais que coloquem em risco a biodiversidade. A preservação do meio ambiente é um dever de todos. Denuncie atividades ilegais que ameacem a natureza!
Tecnologia do Blogger.