Polícia Militar de Meio Ambiente apura denúncia de maus-tratos a cão em São José do Alegre-MG
A Polícia Militar de Meio Ambiente atendeu, no dia 02 de fevereiro de 2026, uma denúncia anônima de crueldade contra animal doméstico no município de São José do Alegre/MG.
A ocorrência foi registrada pela equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente de Itajubá, que se deslocou até o local para averiguar a informação de que um cão estaria supostamente abandonado, sem alimentação e com lesão na cabeça.
No endereço informado, os militares constataram a presença de um cão macho, sem raça definida (SRD), abrigado em uma garagem coberta, com água e alimento disponíveis. Contudo, o ambiente apresentava condições insalubres devido ao acúmulo de fezes.
O animal apresentava bom escore corporal, porém possuía uma lesão facial com edema e inchaço cutâneo, sem tratamento.
Os moradores não foram localizados no momento da fiscalização, sendo o residente e autor identificado e indicado, o qual estaria ausente do imóvel há mais de 15 dias. A locadora informou que o contrato de locação estava em nome de outro homem, que, após ser contatado, relatou ter alugado o imóvel para ajudar seu funcionário, autor dos fatos, e que desconhecia a situação de abandono do animal. Na ocasião, ele assumiu a responsabilidade pelo cão, providenciando sua retirada do local e o devido atendimento veterinário.
Foi lavrado Auto de Infração contra o autor, com enquadramento administrativo no Decreto Estadual nº 47.383/2018 e responsabilização criminal com base no Art. 32 da Lei nº 9.605/98. O autor não foi preso por não ter sido localizado.




Post a Comment